Football Football
Basketball Basketball
Tennis Tennis
Golf Golf

ANTEVISÃO Portugal-Suécia: Gyokeres ameaça os imbatíveis

Nórdicos são os adversários de hoje, em Guimarães, no 11.º encontro da era-Roberto Martínez. Objetivo: a 11.ª vitória. Há, porém, um tal avançado sueco do Sporting cuja capacidade goleadora intimida e que até já marcou a Portugal...

21 Mar | commentary | BY George Fotev | MIN READ TIME |
Portugal-Suécia: Gyokeres ameaça os imbatíveis
Portugal enfrenta em Guimarães a Suécia, de Gyokeres (fotos Imago)

Faltam menos de três meses para a estreia de Portugal no Euro-2024 — dia 18 de junho, em Leipzig, com a Rep. Checa — e as dúvidas de Roberto Martínez quanto aos eleitos são ínfimas, se é que ainda subsistem algumas… Caso existam, a dupla jornada de duelos de preparação que hoje arranca em Guimarães com a Suécia, de Viktor Gyokeres (a estrela mais cintilante da Liga 2023/2024), e termina na Eslovénia, dia 26, terá de dissipá-las. Porque não haverá mais testes até ao anúncio da lista final a 18 de maio.

Prova de que as dúvidas praticamente não existem é a facilidade com que se enumera, com segurança, 22 garantidos Diogo Costa, Rui Patrício, José Sá, João Cancelo, Dalot, Raphael Guerreiro, Nuno Mendes, Pepe, Rúben Dias, António Silva, Gonçalo Inácio, João Palhinha, Danilo, Otávio, Rúben Neves, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Rafael Leão, João Félix, Cristiano Ronaldo, Diogo Jota e Gonçalo Ramos.

Sobra, portanto, um lugar para completar os 23: João Neves ou Vitinha? Pedro Neto? Ricardo Horta? Ou seja, não há espaço para as caras novas (e outras menos novas, como Matheus Nunes ou Diogo Leite) trazidas a estágio pelo selecionador.

Roberto Martínez, selecionador de Portugal (foto Miguel Nunes)

Roberto Martínez, selecionador de Portugal (foto Miguel Nunes)

Ainda assim, e porque podem surgir imponderáveis de última hora, como lesões, Roberto Martínez optou pela tal convocatória alargada e já vai em 34 eleitos — caíram da lista inicial Raphael Guerreiro e Trincão, tendo entrado Dany Mota e, ontem, por lesão de Diogo Costa, também Samuel Soares, suplente de Trubin no Benfica e que estava nos trabalhos dos Sub-21.

As novidades neste estágio de março sabem, agora, que estarão na lista de espera, para o caso de algum ou alguns garantidos não estarem aptos na hora da verdade.

Francisco Conceição durante o útimo treino de Portugal (foto Miguel Nunes)

Francisco Conceição durante o útimo treino de Portugal (foto Miguel Nunes)

Voltando a nomes… Francisco Conceição, tendo em contas as lesões atuais de Pedro Neto, Ricardo Horta e Diogo Jota, poderá ser uma surpresa de Martínez, que tanto o tem elogiado (a par do que fez, também, com Jota Silva e Dany Mota) lá mais para frente. E_há ainda a possibilidade de, no workshop da UEFA de 8 de abril, o organismo dar seguimento ao desejo de muitos selecionadores de alargar a lista final para 24, 25 ou, até, 26 jogadores. Aguardemos.

Já hoje, primeira parte dos derradeiros testes, diante de uma Suécia que não se apurou para o Euro-2024, mas que tem nos seus quadros grandes individualidades. Em grande destaque, estará, decerto, Gyokeres que… até já marcou a Portugal. Em julho de 2017.

Depois de época em que se conquistou o título da II Liga sueca pelo Brommapojkarna, subindo ao principal escalão, Gyokeres foi chamado a representar a Suécia no Euro sub-19, em cuja 3.ª jornada, a seleção nórdica enfrentou a portuguesa, em Gori (Geórgia). E, aos 43’, o hoje atacante dos leões bateu Dani Figueira com um potente remate. A Suécia chegaria, depois, ao 2-0 por Karlsson, aos 61’, seguindo-se a reação lusitana, que teve como protagonistas Rafael Leão (70’) e Jota, este de penálti, a garantir ao cair do pano (86’) o 2-2. Portugal, então orientado por Hélio Sousa, venceu o grupo e chegaria à final, acabando batido por Inglaterra (2-1).

Gyokeres em 2017, na seleção sub-19 da Suécia (foto Imago)

Gyokeres em 2017, na seleção sub-19 da Suécia (foto Imago)

Após quase sete anos, Gyokeres, hoje com 25 anos, volta a ser uma das principais ameaças contra Portugal, que chega a este duelo depois de 10 vitórias nos 10 jogos de qualificação. O jogo começa às 19.45 horas.

Curiosidades:

  • Apesar das excelentes individualidades, a Suécia ficou fora da fase final do Europeu, somando dez pontos na qualificação, muito abaixo das apuradas Suíça (20) e Áustria (19).

  • O dinamarquês Jon Dahl Tomasson, antigo avançado, estreia-se hoje no comando técnico da Suécia. É o primeiro estrangeiro no cargo de selecionador.

  • Portugal e Suécia já se defrontaram 20 vezes desde 1955 e o balanço não podia ser mais equilibrado: sete vitórias lusas, seis empates e sete vitórias suecas (embora seis delas até 1984 e só uma desde então…)

UEFA Nations League upcoming games

TAGS
George Fotev

George Fotev

Sports writer who is responsible for the Sportal's cricket, rugby, tennis and UFC betting content, as well as football betting tips.

George Fotev

George Fotev

Sports writer who is responsible for the Sportal's cricket, rugby, tennis and UFC betting content, as well as football betting tips.

STANDINGS